A escolha da plataforma de e-commerce é importante para aumento de vendas?

Sim, a escolha da plataforma é fundamental para o sucesso do projeto, pois depende muito do segmento em que a empresa atua e principalmente do modelo de negócio, pois existem e-commerce b2c, b2b, b2b2c, b2c2b, d2c e alguns outros modelos.

Se formos falar do modelo tradicional que é o B2C, a maioria das plataformas atendem, porém, ainda assim é necessário entender se você quer construir um modelo omnichannel, se quer ser marketplace ou vender em marketplace, além de diversas outras funcionalidades e estratégias. Entendendo assim se a plataforma é escalável para o desenvolvimento exponencial do seu negócio.

O reconmendável antes de fechar contrato com qualquer plataforma é montar uma RFP (Request for Proposal), traduzindo… “pedido de proposta”. Onde você fará perguntas em tópico em um documento e enviará para o executivo comercial da plataforma para entender se atendem os seus requisitos, necessidades e limitações técnicas para não ser surpreendido lá na frente. Muitas plataformas grandes, por exemplo, não permitem que você se torne um marketplace, ou seja, colocar outros lojistas vendendo no seu site e cobrando comissão do mesmo.

Além disso, existem plataformas que entraram no mercado a pouco tempo e não possuem know-how para um mercado tão dinâmico. Outras estão há anos no mercado desenvolvendo funcionalidades, modelos de negócios e com atuação internacional, além de vários profissionais dedicados a desenvolver melhorias diárias, como Vtex, Magento, Linx, Shopfy, entre outras.

Por isso, monte sua RPF e busque o melhor parceiro para o seu negócio! Ahh… não se esqueça de colocar a RFP como anexo no contrato que for assinar. Boa sorte! 

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