As compras pela internet vêm crescendo em ritmo acelerado. O ambiente digital se tornou confortável para muitos brasileiros que antes se quer, tinham comprado pela internet, muito menos por um celular. A pandemia trouxe uma aceleração deste processo e, acredite, não só para pessoas físicas, mas também para as empresas que descobriram um novo canal comercial mais rentável, ganharam escala através das vendas online e viram seu faturamento crescer de forma exponencial.
No meio online, podemos evidenciar vários modelos de negócios, mas dois deles tiveram grande transformação durante a pandemia, o B2C e o B2B que veremos a seguir.
O Business to Consumer, conhecido por B2C é um dos modelos comerciais mais populares no meio online. Se o seu objetivo é vender para um cliente final, pessoa física, com certeza esta será a modalidade utilizada em seu canal on-line.
De acordo com dados do relatório Webshoppers, da Ebit/ Nielsen, só no primeiro semestre de 2020, mais de 7,3 milhões de novos consumidores ingressaram no e-commerce. É quase a mesma quantidade de novos brasileiros que passaram a fazer compras online no ano inteiro de 2019. Somando aos consumidores que já existiam, esse número representa no Brasil, só no primeiro semestre de 2020, mais de 41 milhões de e-consumidores, número 40% maior do que em igual período do ano anterior.
Esse crescimento exponencial, se deve a pandemia, que mudou os hábitos de muitos brasileiros que estavam em isolamento social. As empresas por sua vez, perceberam essa movimentação e criaram outras facilidades para construir uma relação de confiança em seus canais online. A exemplo da logística, no qual as entregas foram facilitadas através de retiradas em loja ou por meio da modalidade de drivethru e também ganharam mais agilidade, algumas sendo realizadas no mesmo dia ao cliente, aumentando o nível de confiança da marca.
Com um mercado em crescimento, assim como a aceleração do processo de vendas online, várias empresas viram a oportunidade de escalar seus negócios e ampliar a venda de produtos e serviços também para outras empresas, esta modalidade é chamada de Business to Business, ou e-commerce B2B.
Neste tipo de negócio, não existe venda para o consumidor final, elas acontecem em vários níveis da cadeia empresarial, seja para fabricantes, revendedores, atacadistas, distribuidores ou até indústrias, quando há comercialização da matéria prima.
O acesso ao e-commerce, assim como aos preços de produtos, em sua maioria, são realizados através de um login. Dessa forma, as empresas conseguem realizar um controle maior de informações, além de personalizar o atendimento de forma mais assertiva, considerando informações de CNPJ para cálculos de tributação e distribuição de seus produtos e serviços.
Vale ressaltar que o meio de vendas online, veio para dar mais escala aos negócios, já que ele também oferece mais agilidade ao processo de vendas, eliminando intermediários e minimizando barreiras territoriais, ampliando o alcance da sua empresa.
Por isso, independente do produto que você esteja vendendo, ou tenha intenção de vender pela internet, foque em seu modelo de negócio, conheça seu mercado e aproveite as oportunidades que ele apresenta.