O consumidor está cada vez mais exigente em suas escolhas e as marcas precisam estar atentas a este novo perfil de consumo, principalmente se elas querem ter sucesso em um processo de decisão de compra.
No marketing 4.0, o processo de decisão de compra de um consumidor é influenciado basicamente por três fatores:
O primeiro deles provém da comunicação da marca em diferentes mídias, criando e fortalecendo pontos de contato e relacionamento com esse consumidor em potencial. O segundo provém da chancela e opinião de amigos e familiares, uma vez considerados advogados da marca. Em terceiro temos o sentimento e o reconhecimento em relação a determinada marca, baseada em experiências prévias desse consumidor.
Com todos esses fatores é importante estabelecer que uma marca esteja ativa nos meios on e off, criando diferentes pontos de contato e relacionamento com o mercado.
No meio on-line, o marketing digital tem um importante papel para o fortalecimento de uma marca, principalmente em um mercado cuja o consumidor está cada vez mais exigente e, busca com antecedência informações dos produtos a serem consumidos. Abaixo seguem algumas dicas de como aproveitar melhor este meio:
Sua marca precisa estar presente nas principais redes sociais como instagram, facebook e twitter, além de outros meios on-line como sites, e-commerce e fóruns. É importante que ela possa agregar algum tipo de conteúdo, que seja relevante ao dia a dia do seu consumidor, criando uma imagem positiva, solícita e fortalecendo seu relacionamento diariamente com o seu público. Nas redes sociais crie e mostre as novidades e a qualidade de seus produtos e serviços, torne experiências positivas, sane todas as dúvidas de seus prospects e clientes, faça um pré-atendimento satisfatório e um pós venda mais ainda, enfim, se mantenha presente e forte.
Sua marca também precisa ser uma boa ouvinte, eliminando dúvidas e ruídos existentes no mercado, uma boa dica é estar sempre disponível a ajudar e na ocorrência de erros, achar rapidamente soluções que levem à satisfação do seu consumidor, mostrando o seu comprometimento de marca com o mercado.
Essas ações ajudam no fortalecimento de imagem, mas nada é mais importante do que a experiência que a sua marca irá proporcionar ao seu cliente. Essa experiência será decisiva para que o produto seja consumido novamente ou indicado a outros clientes, tal como defendido por um advogado de marca. Neste processo, todos os pontos de contato da sua marca com o consumidor são importantes e precisam ser considerados, desde a venda até a entrega final do seu produto.
Vale lembrar que o relacionamento nos canais on e off contam pontos neste processo e, que em um funil de compra o seu consumidor está cada vez mais ativo a conhecer seu produto, então tenha a certeza de que ele vai se aprofundar antes de comprá-lo, principalmente se este produto não pertence a uma categoria de bens de consumo básico.
Note que o marketing digital é um braço importante para fortalecer sua marca junto ao mercado, mantendo consumidores ativos e atraindo novos clientes, então tente aproveitá-lo da melhor maneira possível.
Agora que você já entendeu um pouco sobre o processo de decisão de compra de seu produto, a importância dos pontos de contato da sua marca com o consumidor e de como você pode trabalhar melhor o meio on-line através de algumas ações de marketing digital, vale uma reflexão.
Quando o mercado procurar pela sua marca e as experiências que seus produtos já proporcionaram a outros clientes, o que ele vai encontrar? Como sua marca está se comportando nas redes sociais? Como sua marca está agindo em relação aos seus clientes em potencial?
Autora: Weslane Lucena de Castro
Gerente de Marketing Record TV GO