Certamente você já deve ter se deparado com uma situação em que o assistente virtual do Google inicia sozinho no seu smartphone e diz algo parecido como “não foi possível entender o que você falou”. Então as pessoas acreditam que o Google esteja “ouvindo” nossas conversas, pois minutos depois o que você estava conversando aparece em anúncio para você.
Acontece que 0,2% das conversas do Google assistente são ouvidas por uma empresa de tecnologia terceirizada para fins de tradução, com contrato de confidencialidade, segundo revelado por especialistas do próprio Google, porém não revelaram se é utilizado para publicidade.
Outro ponto interessante também é o Machine Learning que está cada dia mais em nosso cotidiano, que é o aprendizado da máquina que no caso do Google resultam em entregas de conteúdo/anúncios de acordo com o seu perfil e para isso o Google não precisa te ouvir, pois sua navegação online já conta muito sobre você, principalmente se você utiliza o Google Chrome com a conta do Gmail conectada a ele! Veja nesse link como o Google te enxerga para lhe oferecer produtos: https://adssettings.google.com/
Não vamos entrar no mérito se isso é uma invasão de privacidade, até mesmo porque muitas vezes você aceita diversos cookies de site sem ler as políticas, instala aplicativos e não lê o aceite de privacidade e assim por diante…
Uma coisa é fato! Todo esse aprendizado do Google ajuda e muito os anunciantes na performance de anúncios, barateia custo de conversão e você consegue direcionar o seu produto com a estratégia exata no funil de vendas, maximizando assim os seus resultados