Quanto devo investir em Marketing Digital para vender?

Ao longo da carreira, ouvi essa pergunta de vários diretores e empresários, e a resposta é: depende! Pois é necessário entender a estratégia e o planejamento da empresa a curto, médio e longo prazo, pois se a intenção é ganhar notoriedade (recall de marca) você trabalhará com mídias específicas para isso, se o objetivo é atingir vendas a curto prazo, você terá que usar mídias mais qualificadas para isso utilizando estratégias de meio e fundo de funil, por isso, é importante você entender a jornada do seu cliente, o segmento que você atua e a maturidade da sua marca na cabeça do consumidor.

Existem empresas que aplicam estratégias de marketing digital para todas as etapas do funil de vendas, pois melhor do que vender, é ter vendas recorrentes, com indicação de outros clientes e acima de tudo ter uma marca de autoridade no segmento, sendo assim, os investimentos acabam sendo mais altos, porém com consistência e a longo prazo.

Agora que você já entendeu que tudo vai depender da estratégia da sua empresa, vou detalhar para vocês um racional de investimento em marketing digital para e-commerce:

Em média, as lojas virtuais investem de 2 a 5% do que ela espera faturar no e-commerce com o Marketing Digital, ou seja, se eu pretendo faturar R$ 10.000.000,00, o investimento bruto vai girar próximo a R$ 200.000,00. Mas é claro que a conta não é tão simples assim, pois como já falamos aqui em outras matérias, a taxa de conversão do comércio eletrônico brasileiro gira em 1,4% em média, ou seja, de todo o tráfego que você traz para o seu site, apenas 1,4% (numero de pedidos) vão comprar de fato, por isso é importante em ter volume de acessos, porém, qualificado! Depois de estimar o numero de pedidos que você teria, multiplique pelo seu ticket médio e você terá uma projeção de quanto venderia: (visitas X 1,4% = numero de pedidos X ticket médio = projeção de venda do seu e-commerce)

Muitos lojistas erram nessa estratégia e as suas taxas de conversão são muito abaixo do mercado, e aqui estão alguns fatores: tráfego, tecnologia, usabilidade, preço, condições comerciais, confiança na marca, prazo de entrega, sortimento, valor do frete e diversos outros fatores!

Por tanto, não há uma “receita de bolo” para definir a verba de marketing digital. Se você não tem conhecimento sobre o assunto, sempre procure uma agência especializada para gerir esses investimentos, pois tenho certeza que você não vai querer perder dinheiro.

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