No Brasil, os grandes marketplace tem cobrado em média de 12 a 16% de comissão sobre as vendas, dependendo da categoria é claro! E muitos lojistas se assustam, pois muitas vezes não conseguem se quer chegar perto disso em suas margens.
Se você for colocar na ponta do lápis os custos envolvidos em uma transação dentro de um marketplace, talvez vale a pena. Veja alguns custos envolvidos que já estariam inclusos nesses percentuais:
– 5% de investimento em Marketing
– 3% em média para antecipação de recebíveis
– 0,35% de Gateway de pagamento
– 0,5% de anti fraude
– Até 1% de chargeback
– SAC de primeiro atendimento
Então os custos que você teria chegarão próximos a esses percentuais cobrados. É claro que eu levei em consideração custos médios que a gente vê no mercado, porém, cada empresa tem negociações e parceiros diferentes.
O mais interessante disso tudo, é que você ainda pode fazer um markup de preços para cada marketplace já contemplando o percentual cobrado, mas cuidado para não ficar fora da competição de preços do buy box!